A adaptação do conteúdo para diferentes canais e sua integração é um dos cinco princípios para uma campanha multimídia de sucesso, revela a nova edição do estudo AdReaction – A arte da integração, da Kantar Millward Brown.

“A partir dos nossos aprendizados podemos comprovar que campanhas com conteúdo integrado e adaptado para os canais são 57% mais eficientes quando comparados a campanhas sem nenhuma integração. O mercado está caminhando cada vez mais para essa integração, mas ainda temos muito trabalho a fazer. O conteúdo é o rei e precisa ser criado de forma que se adapte para diferentes formatos e canais”, afirmou Maura Coracini, head de Media & Digital da Kantar Millward Brown. O AdReaction 2018 traz conclusões bastante relevantes para o mercado brasileiro. O estudo mostra que os consumidores estão conscientes da fragmentação das mídias e aponta que 84% dos brasileiros tem conseguido identificar publicidade aparecendo em mais lugares hoje do que há três anos e encaram isso como algo positivo, já que 45% afirma que campanhas em diferentes mídias os ajuda a lembrar da marca.
Esta edição do estudo, realizado anualmente há 17 anos, busca entender como maximizar o impacto de marca de campanhas multicanais sob o aspecto de cinco princípios chave: integração, ideia, criatividade, canais e customização.

1 – Integração:
A combinação de diversos elementos criativos (cues) como celebridades, mesmo logo, hashtag e mesmo locutor, ampliam a performance de impacto de marca dessas campanhas. Um ponto de atenção para os profissionais de marketing é a lacuna entre a sua percepção versus a visão do consumidor: 89% afirmam que estão desenvolvendo campanhas integradas, mas essa integração é percebida por apenas 76% dos brasileiros. Quando analisado o indicador global, o percentual é ainda menor: apenas 58% dos consumidores têm essa percepção.
2 – Ideia:
Ter uma plataforma criativa sólida, com uma ideia de campanha permeando todo o desenvolvimento criativo das peças é essencial para a arte da integração. Campanhas com uma ideia central forte são 64% mais eficientes em construir marcas – especialmente métricas de associação de imagem – comparativamente a campanhas sem uma ideia de campanha permeando o conteúdo dos criativos.
3 – Criatividade:
Mesmo com uma forte integração e uma ideia de campanha inspiradora, execuções criativas individualmente podem falhar na hora de engajar o consumidor. Como esses elementos criativos são incorporados, podem fazer toda a diferença. O estudo comprovou uma alta correlação entre a agradabilidade total de uma campanha e a média de agradabilidade entre todos os seus criativos testados – o que significa que cada criativo em uma campanha conta para que essa campanha seja de fato eficiente para gerar uplift de marca.
4 – Canais:
Comprovamos que todas as mídias podem atingir qualquer objetivo de construção de marca, portanto definir o papel de cada mídia – para que o canal trabalhe de forma eficiente para a marca – no estágio do planejamento da campanha é essencial para maximizar o ROI.
5 – Customização:
A adaptação das peças é um exercício de equilíbrio: mais mídias aumentam a oportunidade de maximizar a eficiência da campanha, se os canais trabalharem sinergicamente e forem integrados e customizados. Campanhas com quatro ou mais canais, integradas e customizadas individualmente em cada canal foram 26% mais eficientes em gerar uplift de marca.

O estudo também revelou que embora todas as mídias se beneficiem da integração do conteúdo com o mix de mídia, TV e Online Vídeo acabam trabalhando ainda melhor para a marca quando bem integrados e com criativos customizados.

Sobre o estudo AdReaction – A arte da integração:
A Kantar Millward Brown pesquisou mais de 14 mil consumidores online, com idades entre agosto e novembro de 2017, em 45 países, sendo 300 no Brasil. Esta edição do estudo AdReaction – A arte da integração busca entender como maximizar o impacto de marca de campanhas multicanais. Combina learnings de quatro fontes de dados proprietários: novo estudo AdReaction, novo copytest Link for Campaign (7 países, 12 campanhas, 60 execuções), nova análise do database de estudos CrossMedia (200+ estudos de avaliações de campanhas multimídia) e estudo Getting Media Right (300+ líderes da indústria de marketing). O estudo AdReaction, realizado anualmente há 17 anos, é um guia para a compreensão do comportamento do consumidor no Digital e o seu relacionamento com a publicidade.

 

*Conteúdo retirado originalmente do Digitalks.