A mídia digital é um tema não tão conhecido e ainda pouco valorizado por alguns, porém muito importante. Não é segredo para ninguém que as redes sociais são uma vitrine eficiente para posicionar marcas estrategicamente e isso nunca foi tão evidente como é hoje. Segundo o Social Media Trends, setor de pesquisa da Rock Content, 97,6% das empresas brasileiras estão presentes no Facebook e quase 64% no Instagram. É praticamente uma obrigatoriedade uma empresa estar presente nas redes. Ir até onde seu público está, conversar, atender, engajar e anunciar pela internet não pode ser considerada apenas mais uma opção para talvez ser explorada. Na grande maioria das vezes não é algo a ser discutido.

Cada rede social tem sua particularidade na entrega do conteúdo, seja interagir e aproximar públicos e marcas, encher os olhos através de fotos mostrando momentos e experiências ou provocar discussão sobre assuntos em alta. Independentemente do objetivo, o orgânico dificilmente dá conta do recado quando se trata de negócios. Ou seja, criar conteúdo, colocar no ar e esperar que um milagre aconteça jamais será uma receita a ser adotada por quem precisa de resultado, ainda que isso signifique ter likes, hahaha e amei, não converte e muito menos gera negócio se não receber investimento.

Se olharmos, por exemplo, para a maior das redes sociais, o Facebook, além de um resultado orgânico distante do esperado, o simples fato de aparecer com alguma qualidade tem ficado cada vez mais difícil a cada mudança de algoritmo. Afinal, como plataforma de mídia, a rede de Zuckerberg segue tentando “forçar” as marcas a pagarem para que sejam vistas. A prova disso é o tráfego orgânico de empresas no Facebook ter caído até 49% desde outubro de 2013. Logo, uma empresa pode ter o melhor produto a oferecer, um ótimo conteúdo e até aquele vídeo engraçado e bem produzido, mas se não tiver o devido investimento é muito provável que seja engolida por quem investe e atrai para si a audiência qualificada e os clientes com interesse de compra.

A necessidade de investir nas plataformas digitais pode parecer muito obvia, mas na prática não é exatamente como muitos ainda enxergam. É aquele velho caso do empresário que não vê o investimento como essencial e o coloca em penúltimo lugar na sua lista de prioridades. A prova disso, além dos planos de mídia reprovados e arquivados, é um número da SMT que mostra que o orçamento investido em mídia paga se concentra na faixa de até 5% de todo o valor destinado em marketing digital. Sem dúvida é preciso investir mais em mídia digital, não apenas no Facebook ou redes sociais, mas enxergar as opções que estão a volta para equilibrar um plano de investimento independente do quanto se tenha disponível e posicionar a marca nas plataformas corretas para ter a melhor performance.

Crescemos ouvindo a boa e velha máxima que diz que quem não é visto não é lembrado, porém no universo digital as coisas mudam rapidamente e hoje precisamos repensar essa certeza para entender que quem não investe não é visto e muito menos lembrado.

A seguir, você confere um VT que ilustra tudo que dissemos neste artigo. Criação da AlmapBBDO para ABAP | ABA: