Na última terça-feira (16), o YouTube anunciou que mudará suas regras de monetização a partir do dia 20 de fevereiro. Em meio ao crescente número de canais vistos como “spam”, “caçadores de clique” ou que produzem conteúdo “inapropriado”, a empresa decidiu mudar a forma como os produtores de conteúdo ganham acesso à monetização.

Segundo a plataforma, a partir do próximo mês, para ter acesso ao programa de parcerias do YouTube, que possibilita a monetização, os canais precisarão ter mil inscritos e 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses.

Com isso, o criador de conteúdo em vídeo precisará produzir, em média, cerca de 11 horas de vídeos assistidos por dia, o que diminui o potencial de monetização de canais menores.

Novos cenários no YouTube

Com as mudanças, é provável que, a partir de fevereiro, quando o novo sistema for implementado, o público passe a ver graduais mudanças no YouTube. Canais menores e menos estruturados surgirão cada vez menos, enquanto grandes empresas e canais grandes continuarão tendo o domínio da rede.

As mudanças podem estar atreladas às recentes reclamações de empresas que anunciam no YouTube, que demonstraram insatisfação por verem suas marcas e produtos anunciados em vídeos que, segundo elas, não produzem um conteúdo apropriado.