Como uma agência filha da região amazônica, não podemos nos calar diante da triste realidade das nossas florestas.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, o desmatamento da Amazônia cresceu 34% nos últimos 14 meses. Um ato desnecessário que prejudica o desenvolvimento da economia, da sociedade e a imagem do país inteiro no exterior.

A poluição gerada pelas queimadas, por exemplo, causa mortes, aumento de casos de doenças respiratórias e alterações no clima regional. Gerando situações que podem colocar em risco a produtividade no campo e prejudicar a qualidade de vida de nossas famílias.

Diferentemente do que muitas pessoas possam imaginar, é possível, sim, zerar o desmatamento na Amazônia. E isso traria muitos benefícios ambientais e sociais para nossa região, para o Brasil e para o mundo.

Por isso, nesse nosso manifesto no Dia da Amazônia, fica nosso apelo para que outras empresas, assim como a Varanda, não se calem diante dessa infeliz realidade:

– fiscalizem, denunciem e não comprem produtos da nossa região que não sejam sustentáveis;

– valorizem o trabalho do nosso povo que vive e luta para manter a floresta em pé;

– fiquem de olho em selos que atestem como o item foi produzido. E não comprem produtos de madeira que não sejam certificados como matéria-prima de florestamento sustentável.

Se cada um começar agora a fazer sua parte, quem sabe, no Dia da Amazônia de 2021, teremos reais motivos para comemorar e olhar para o futuro dos filhos dessa nossa querida terra com mais esperança.