O live marketing sempre foi um setor que pode ser facilmente afetado por crises econômicas. Entre 2014 e 2016, o Brasil passou por uma grande recessão econômica que impactou diversos setores, entre eles o de eventos. Desde então, os profissionais de eventos têm trabalhado pesado para se reerguerem. 

O ano de 2020 iniciou como um ano promissor: clientes cheios de planos, expectativa de muitos jobs e grandes eventos. Estávamos vindo num ritmo acelerado, quando de repente tudo mudou. Em menos de uma semana, vimos os jobs sendo suspensos, eventos, feiras, congressos sendo cancelados. Fomos todos pegos de surpresa por uma pandemia nunca imaginada. 

Mais uma vez, nós, de eventos, fomos os primeiros impactados — e, provavelmente, seremos os últimos a voltar ao “normal”.

Em geral, os eventos são grandes geradores de empregos diretos e indiretos. Cada evento que deixa de acontecer dá início a uma cadeia de profissionais desempregados. Desde as grandes produtoras de shows e feiras até eventos menores. Profissionais como promotores, recepcionistas, seguranças, equipes de limpeza, serviços de valet, buffets, produtores em geral, entre tantos outros que se viram sem expectativas de um dia para o outro… 

Estamos passando por um momento difícil, mas precisamos encontrar um lado positivo em tudo. Durante o período em que ficamos de mãos atadas, tivemos tempo (coisa rara para um profissional da área) para estudar, pesquisar, repensar e aprender. Enquanto os eventos continuam cheios de restrições, estamos pensando em novos projetos, em possíveis inovações, novos formatos e nos preparando para o momento da nossa volta.

Durante os últimos meses, vimos apresentações em condomínios, a volta dos “cine drives”, tivemos uma enxurrada de lives – e tudo isso mostra que o mercado não fica parado, estamos constantemente em busca de novidades.

Os eventos vão voltar aos poucos, mas de forma diferente. Teremos novas preocupações, precisaremos implantar novos processos, teremos que ter cuidados extras com nossas equipes e, em especial, com o público. E isso fará com que o setor evolua ainda mais, que seus profissionais inovem dia a dia. 

O evento presencial traz uma emoção única. Gostamos de estar juntos, gostamos de sentir a emoção de perto, de experimentar, tocar. Nenhum evento on-line nos faz sentir a vibração dos tambores no bumbódromo, ver a multidão passando durante o Círio de Nazaré, a energia de cantar junto em um show ao vivo, ou até a emoção de abraçar o Papai Noel num shopping qualquer.

Como vamos fazer tudo isso a partir de agora? Ainda não sabemos ao certo, ninguém tem a resposta exata. Mas tenho certeza de que voltaremos ainda mais preparados, mais fortes, cheios de novidades e, assim como em tantas outras crises, sairemos dessa ainda melhores.

Por: Lívia Chagas (Head Live Marketing – Varanda)