Uma delegação de 77 empresas brasileiras estará na edição 2018 do South By Southwest (SXSW), um dos maiores festivais de economia criativa do mundo que ocorre anualmente em Austin (Texas, Estados Unidos). O grupo, apoiado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participará de diversas plataformas de promoção de negócios e imagem ao longo dos 15 dias do festival (9 a 18 de março).

Estão previstas na agenda dos empresários reuniões de negócios, visitas técnicas e ações de networking. Além disso, 15 empresas do grupo também irão expor seus produtos no Trade Show – feira de negócios do festival.

Esta é a maior delegação que a Apex-Brasil leva para Austin desde que começou a apoiar o evento, em 2014. As empresas integram os setores de Tecnologia, Audiovisual, Música, Moda, Máquinas e Equipamentos, Artes, Saúde e Alimentos e Bebidas.

Os participantes vêm de vários estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco,Ceará e Distrito Federal.

O SXSW tem enorme relevância e impacto mundial, em termos de negócios e de lançamentos de tendências para os setores de interatividade, filmes, música, educação e diversos outros. O festival lançou aplicativos como Twitter, AirBnB e Uber. O público é formado, principalmente, por empreendedores, investidores estrangeiros e líderes de grandes empresas.

Na última edição, em março de 2017, foram realizadas aproximadamente 2,2 mil apresentações, entre palestras e painéis. 1153 brasileiros estiveram em Austin, compondo a segunda maior delegação estrangeira do evento. Segundo a organização do evento, em 2018 o Brasil manteve a segunda posição em número de inscritos.

No ano passado, 68 empresas brasileiras integraram a delegação organizada pela Apex-Brasil e saíram de lá com uma expectativa de fechamento de US$ 37 milhões em negócios ao longo dos doze meses seguintes ao evento.

Promoção da Imagem do Brasil

Além das ações voltadas diretamente à promoção dos negócios das empresas nacionais, a Apex-Brasil promoverá durante o evento iniciativas voltadas a apresentar aos participantes a inovação e criatividade presentes na economia brasileira, trabalhando a imagem do Brasil como parceiro de negócios internacional. Assim, como parte da campanha de marketing internacional Be Brasil – O País que Alimenta o Mundo de Corpo e Alma, serão realizadas ativações e ações de networking e promoção de imagem, entre as quais um almoço com a imprensa estrangeira e um happy hour para convidados selecionados.

O prédio da churrascaria brasileira Fogo de Chão em Austin, local em que será realizado o almoço com a imprensa e o Happy Hour Be Brasil, será coberto com uma das obras do renomado artista de rua brasileiro Kobra.

Uma das ativações para impactar o público de Austin será feita em parceria com a Natura: um estúdio de beleza será montado no Media Village, no JW Marriott, espaço que abriga a imprensa internacional no evento e recebe cerca de 800 pessoas por dia, entre jornalistas e palestrantes. Esse público poderá retocar a maquiagem, arrumar o cabelo e conhecer melhor os produtos da empresa brasileira de cosméticos. Outra grande atração do Happy Hour será a banda Liniker e os Caramelows, que foi um dos sucessos do SXSW 2017 e foi convidada novamente pelo festival para se apresentar neste ano.

A Apex-Brasil também será responsável por um espaço de Coworking dedicado às empresas brasileiras, no hotel JW Marriot. A proposta é proporcionar um ponto de apoio para que participantes do SXSW possam “processar” as informações valiosas acessadas durante o festival. Será uma pequena parte do Brasil em Austin. Um ambiente tranquilo para o empresário brasileiro que quiser fazer pequenas reuniões de negócios, ou simplesmente dar uma pausa entre um painel e outro.

No Trade Show – feira de negócios do festival, além da exposição dos produtos das 15 empresas brasileiras, a Apex-Brasil terá o estúdio Be Brasil, espaço que gerará conteúdo representativo sobre as discussões do evento e sua aplicabilidade para o cenário brasileiro. Devem participar das gravações no estúdio influenciadores brasileiros e internacionais relevantes, entre eles, por exemplo, os executivos da Embraer que farão uma palestra no evento.

Fonte: promoview.com