Hoje em dia, se você quer transmitir uma emoção ou até mesmo uma mensagem usando as redes sociais, provavelmente você já deve ter usado 😊 👋🏻 😉 não é mesmo? Para você ter a dimensão dessas pequenas figuras, além das principais redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, inclusive o WhatsApp, já disponibilizam as reações como resposta em suas plataformas.

 

EMPATIA E REAÇÕES EM FORMA DE NÚMERO 

Os emojis estão sempre acompanhando as tendências e as evoluções da sociedade. Uma prova disso são os ajustes mais recentes que se adequaram à representatividade de gênero, acessibilidade, etnias e até orientação sexual. E não para por aí! Ano passado, a Adobe divulgou o resultado da sua pesquisa em comemoração ao Dia Mundial do Emoji, que além de mostrar as bolinhas amarelas mais populares e algumas curiosidades, reforçou o impacto delas no meio digital.

88% 
dos usuários de emojis tendem a ser mais empáticos com pessoas que usam emojis em suas conversas. 

55% 
dos usuários de emojis se sentem mais 
confortáveis expressando emoções através de emojis 
que em ligações ou áudios.  

89%
Dos usuários concordam que emojis facilitam a comunicação através das barreiras dos idiomas

PEQUENAS FIGURAS, GRANDES OPORTUNIDADES

O mercado já enxerga os emojis como uma oportunidade para melhor sua comunicação com o público e, consequentemente, os seus resultados. Mas esse fenômeno chamado emoji, mostrou bem antes que pode ultrapassar os meios digitais. Em 2014, foi aceito no acervo do Library of Congress uma versão do livro Moby Dick escrita com emojis, ganhando até um título diferente: Emoji Dick. O projeto representou um marco na aceitação dessa forma de comunicação. E de lá para cá, os negócios também estão se atualizando para seguir os novos hábitos de consumo. As empresas de tecnologia, por exemplo, já estão adotando os emojis em seus sistemas. A plataforma WordPress agora suporta a utilização de emojis em textos e URLs. Mas essas evoluções não são apenas exclusivas para o mundo da tecnologia, empresas de diversos segmentos também estão adotando as bolinhas fofas de forma estratégica para se aproximar cada vez mais do seu público.

É… hoje em dia um emoji vale mais que mil palavras, pode representar uma parte dos seus resultados. É bom ficar atento as mudanças!